quarta-feira, 9 de junho de 2010

Review - Sherlock Holmes - O Filme

Sou um grande fã das histórias de Sir Arthur Conan Doyle. Já li todos os romances e dezenas de contos.
Sou um grande fã dos filmes do Guy Ritchie. Todos eles estão entre meus filmes favoritos.
Sendo assim, foi com grande excitação que aguardei o lançamento desse filme... e com grande tristeza que perdi a chance de vê-lo no cinema. Porém, graças à magia da internet e DVD players, ontem à noite eu o assisti e, MINHA NOSSA! Atingiu todas as minhas expectativas!

Começando pelo próprio Holmes, Robert Downey Jr. mais uma vez deu um espetáculo de interpretação. O Holmes do filme não é tão fiel ao dos livros - traz uma forte adaptada de modo a protagonizar melhor uma história mais apelativa ao público, além de uma significativa influência do Guy Ritchie movie way - mas é fiel o suficiente para agradar até aos fãs mais fervorosos do detetive, entre os quais eu me incluo. Ele traz todo o pragmatismo do detetive aliado a um inédito charme e senso de humor, que o tornam um personagem cativante e envolvente.

Jude Law encarna com maestria o veterano de guerra Dr. John H. Watson. Ao contrário de Holmes, Watson está fidelíssimo ao original de Conan Doyle. Meio teimoso, meio romântico, e totalmente fascinado pelo método investigativo de Holmes, ainda que se mostre frequentemente irritado com a excentricidade do amigo. Os dois formam uma dupla tão entrosada quanto a original. De fato, para os fãs da série do médico, é fácil traçar um paralelo entre a amizade dos dois e a amizade entre House e Wilson: Amigos que permanecem amigos, apesar das brigas e diferenças, unidos pela amizade, pela curiosidade e pela ciência.*

*Só depois de escrever essa resenha é que fui descobrir que Gregory House foi inspirado em Sherlock Holmes... Elementar, meu caro leitor.

Outros personagens também representam muito bem seu papel: Irene Adler e Lord Blackwood, além dos clássicos Inspetor Lestrade, detetive da Scotland Yard, o maléfico professor Moriarty, arqui inimigo de Holmes, e Mary Morstan, noiva de Watson, completam a galeria de personagens do filme. Todos representam elementos importantes da história, preenchendo as entrelinhas de uma excelente trama. Eu só lamento a ausência de meu personagem favorito - Mycroft Holmes, irmão mais velho de Sherlock, agente do Serviço Secreto britânico, e ainda mais brilhante que o irmãozinho, é apenas brevemente mencionado no filme.

Mesmo quase um século após o lançamento da última história do detetive, o roteiro do filme conseguiu criar uma história de mistério e crime em um clima que traz toda a essência das histórias publicadas por Conan Doyle. Todo o exercício do método de Holmes se vê presente no filme, e a narrativa do detetive segue exatamente igual à dos livros. O filme tem um pouco mais de ação e pancadaria do que se costuma ver em suas aclamadas histórias, mas isso não é nada incômodo - muito pelo contrário. Cada elemento peculiar à história tradicional acrescentado ao filme não chega como um intruso, mas como um convidado muito bem vindo. A fotografia é excelente, e a trilha sonora também.

Sherlock Holmes é bem o que eu esperava: Um romance de suspense e mistério digno de Holmes, representado por ótimos atores em um lindo cenário cheio de ação, tudo costurado pelas habilidosas mãos de um excelente diretor. Um filme que é capaz de agradar a todos os públicos, e eu recomendo para qualquer pessoa que queira assistir um bom filme.

Nenhum comentário: