quarta-feira, 10 de junho de 2009

Review: Carga Explosiva 3

Um dia, Deus estava ponderando meu balanço cármico e pensou: "Pedro tem sido um bom menino; acho que ele merece uma pequena recompensa. Tive uma idéia! Farei um filme com tudo o que ele mais gosta: explosões, tiros, lutas legais, perseguições em alta velocidade, mulheres, comédia, o pacote completo! Mas como farei? Já sei! Farei Carga Explosiva 3! Já que o 2 ficou meio zuado, com cenas de ação 'mentirosas' e história ruim, vou corrigir tudo o que havia de ruim nele e fazer o melhor filme da série."

Obrigado, Senhor.

Carga Explosiva foi um filme excelente, que marcou minha vida. Foi a primeira vez que vi aquele que se tornaria meu ator favorito, Jason Statham. Ele tinha uma história boa (Num filme de ação, a história é o de menos. Basta ser razoável), excelentes lutas, perseguições legais, explosões, um toque de comédia, e uma chinesa gatíssima pra contracenar com o protagonista. Tornou-se imediatamente um dos meus filmes favoritos.

Três anos depois, em 2005, foi lançado Carga Explosiva 2... mas eu não quero falar sobre isso. E finalmente, no fim de 2008, foi lançado Carga Explosiva 3. Um filme de ação a ser lembrado. Uma pérola, um deleite, intenso prazer para os fãs de pancadaria.

O ex-militar Frank Martin vive sua vida de fazer... "entregas". Rígido e disciplinado, cumpre suas missões à risca, sem nunca perguntar nomes nem porquês. Apenas faz o que é pago para fazer: levar determinada coisa do ponto A ao ponto B. Uma noite, Frank é surpreendido por um Audi entrando em sua casa pela parede da sala. O motorista era um colega que ele indicara para um trabalho que havia rejeitado. No banco de trás, uma jovem misteriosa parece tão obtusa à situação quanto ele. Em virtude da morte do colega, Frank se vê obrigado a transportar o que quer que havia de ser transportado... e ele tem de levar a garota com ele.

Começando pelos atores, Jason Statham está presente fazendo o que faz de melhor: sendo careca, invocado e bom de briga. Ele mais uma vez encarna o meu tipo favorito de personagem. Robert Knepper faz um bom trabalho como o vilão Sr. Johnson: inescrupuloso, focado, incisivo e acidamente bem-humorado. François Berléand é novamente o divertido inspetor Tarconi, que presta uma assistência valiosa à Frank. Mas o trunfo do filme (além do Statham) é a belíssima Natalya Rudakova no papel da peculiar Valentina. Foi a primeira evidência de que esse filme foi feito para mim, especificamente. Russa gatinha, de cabelo ruivo curtinho e com o rosto cheio de sardas... consigo pensar em pouquíssimas mulheres capazes de me despertar tamanho tesão. Até o nome dela é lindo. Luc Besson, movido por forças divinas destinadas a me trazer alegria, achou essa beldade atravessando a rua e disse "Ei, venha atuar no Carga Explosiva 3! Eu até te dou aulas de atuação e tudo o mais!" E eu NÃO estou inventando isso.

Statham, Knepper e Rudakova

A ação é frenética e empolgante. As cenas de perseguição estão tão boas quanto no primeiro filme, as lutas estão ainda melhor coreografadas e atuadas, as explosões estão simples e boas, e as manobras especiais emocionantes; tudo na medida certa entre a grandiosidade do primeiro e a inverossimilhança do segundo. Frank está épico, mas humano. Alguém que fosse realmente o melhor no que faz conseguiria fazer o que ele faz, desde as manobras de carro às lutas.

Wrapping it up, esse é um filme pra quem gosta. Uma obra-prima do cinema anencéfalo, 100 minutos de prazer ininterrupto para quem curte um bom filme de porrada. Se você é desse tipo, pode ir confiante assistir um filme que recebeu nota máxima, 10, no meu conceito. E se você não gosta desse tipo de filme, e prefere filmes com cachorrinhos, velhas enfrentando problemas existenciais, crítica social ou Hugh Grant, abstenha-se não apenas desse filme, como também desse blog. Eu provavelmente não vou postar nada aqui que o agrade.

5 comentários:

Setz disse...

agora preciso ver esse, adrenalina 1 e adrenalina 2. e rever death race. =3

Vanessa Kairalla disse...

nooooossa eu o Jason (sinta a intimidade hahahaha), eu adorooo ele... e os filmes também!
Eu vi Adrenalina (que o moço de cima disse) e é legal :D Mas só vi o 1... aliás nem sabia que tinha o dois...
E eu concordo, Carga Explosiva 2 cagou na amizade!
mas tudo bem, eu gostei do 3 tbm o/
E siiim aquela russa é muito foooofaa *---*... er... ok, tá estranho eu gostando de filmes de meninos, mas é que eu gosto de ver uma boa pancadaria hahahahaahhaa
do mesmo jeito que gosto de outros tipos filme, inclusive, problemas existenciais e críticas sociais hahaha :D

:*

Patrícia Loupee disse...

Confesso que não vi nemnhum dos três filmes, provávelmente já vi Jason Stathan mas não estou ligando o nome à careca, e confesso especialmente que esse tipo de filme não é o meu tipo favorito.

Não que eu jogue pedras no cartaz deles nos cinemas; eu, fã de filmes até o último fio de 90cm do meu cabelo, vejo coisa boas até no mais B dos filmes.

Mas o que eu mais gosto de verdade é de ler as resenhas que você e o Ivo fazem dos filmes de porrada, que geralmente me fazem rir á beça!

Confesso (sou tão viciada nessa palavra quanto em usar parenteses) que o review não me despertou a curiosidade de vê-lo, mas se tivesse a Michele "Ana Lucia" Rodriguez, fazendo seu eterno papel de latina nervosinha, aí sim o filme estaria completo... xD

Se passar na TV eu vou assistir com prazer. Mas no genêro pancadaria, eu ainda prefiro os filmes orientais.

Vanessa Kairalla disse...

hahaha eu entendoo... era para eu ser sem vida tbm... mas eu não sou de estudar demais.. hahahhaa
:**

Lorraine disse...

hsiuoheoiuhasoui POOOO
seus textos me agradam mas eu odeioooo filmes assim sahiauehuiashas

****: