quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Por onde andei - 1ª edição: Belo Horizonte

Começarei essa série com uma das cidades brasileiras pelas quais nutro maior carinho: a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. É uma cidade jovem (pouco mais de cem anos) mas relativamente grande e bem populosa. É rodeada de outras cidades como Betim e Contagem, fazendo dela também uma das maiores metrópoles brasileiras...

...mas isso aqui não é aula de geografia, porra!

Belo Horizonte é uma cidade dahora pacarai! Visitei BH pela primeira vez em 2007, ano em que iniciei minhas andanças pelo Brasil, e foi amor à primeira vista! Já diziam Cesar Menotti e Fabiano: "Suas belas paisagens alegram meu coração. Seu clima é tão perfeito quanto voz e violão". Mal saí da rodoviária e já me senti em casa. Reitero que minhas observações são passíveis de crítica e interpretação, por eu não ser um nativo, mas acredito estar bem preciso em quase tudo. Falemos em tópicos.

Pontos positivos
- BH é uma cidade de clima ameno, capaz de agradar a qualquer um. Quem vem do sul não morre de calor, quem vem do norte não morre de frio. Basta se vestir de forma minimamente condizente e você não terá problemas.

- BH não é conhecida como a cidade dos bares à toa: se você tropeçar na rua e cair num buraco, tem alguém lá dentro vendendo cachaça. As opções de bares, dos mais elegantes aos cabeça-de-porco, são homéricas, e é fácil encontrar algum lugar agradável pra sentar e tomar uma cerveja com os amigos.

- O custo de vida é razoável. Não é uma cidade barata, mas não é cara. Você pode passar um feriadão lá sem ter a impressão de que alguém roubou seu cartão e limpou sua conta.

- O trânsito e o transporte público são condizentes com os de uma cidade grande: eficiente, mas com suas falhas, e tumultuado nos horários de pico. Nada surpreendente.

- Diversos pontos turísticos belos e lugares interessantes para visitar. Muitos shoppings e centros comerciais.

- O povo em geral é gentil e hospitaleiro. Em todo lugar você é muito bem tratado, e quase todos os mineiros que conheço são pessoas da melhor estirpe.

Pontos negativos
- A vida noturna na cidade deixa muito a desejar. Se você gosta de molhar o bico, sempre tem um bar, mas as baladas são uma porcaria. Ou são tranqueira MESMO ou são meramente medíocres por um preço abusivo. Além disso, é difícil encontrar quaisquer estabelecimentos comerciais abertos tarde da noite.
- O "metrô" de BH é uma bosta xD

Locais interessantes
1- Praça da Savassi: Não sei qual a relação dos belo-horizontinos com essa praça, mas eu guardo memórias carinhosas dela. Não houve uma vez sequer que tenha visitado BH e não tenha virado uma noite nela e/ou em seus bares, jogando, bebendo e dando risada com a galera. Não é um ponto "para visitar", mas pode ser um local agradável pra passar umas horas com os amigos.

2- Praça da Liberdade: Uma praça relativamente grande e bastante arborizada. Durante o dia é um lugar perfeito para se passear com o cachorro, praticar exercícios ou simplesmente dar uma voltinha. À noite, é um ponto bem legal de se reunir os amigos, tal qual a Praça da Savassi. Vale a pena visitar.

3- Praça do Papa: Um dos lugares mais lindos não apenas de Belo Horizonte, mas que eu já vi na vida. É localizado no ponto mais alto da cidade, e numa cidade montanhosa como BH, isso significa uma vista ESPETACULAR! A praça em si é um lugar muito bonito, e a visão de Belo Horizonte das alturas à noite é estonteante. É meu ponto favorito da cidade, um must-see.

4- Lagoa da Pampulha: Não é do tipo de mergulhar e talz, mas vale a visita. É uma visão agradável, sobretudo em dias de sol, e é ladeada por outros pontos interessantes, como o Parque Guanabara (que tem Pump e vende umas pamonhas com queijo fantabulosas) e o Mineirão.

5- Eddie's: Não é nenhum ponto turístico, mas vale a pena conferir. O estilo da lanchonete é maneiro e os sanduíches são alguns dos mais deliciosos que já comi na minha vida! Pena que a conta sai meio salgada.

Fatos característicos
- A característica mais marcante de BH é que a cidade não tem descidas. A primeira vez que fui pra lá, fomos da rodoviária pro Shopping Cidade, e para isso subimos. De lá, subimos para a Praça da Liberdade. De lá, subimos para a Praça da Savassi e, de lá, subimos para comer no Eddie's do Pátio Savassi. Daí resolvemos voltar para o Shopping Cidade e adivinha só? SUBIMOS! Cheguei a conclusão de que, em BH, se você está descendo, está indo na direção errada, fato averiguado empiricamente. O único lugar de onde dá pra descer é da Praça do Papa.

- Em BH o transito é maluco! As ruas viram pra todos os lados em trocentas vias. Acho que esse esforço necessário é que torna os belo-horizontinos os melhores motoristas do mundo. Todo mineiro que conheço dirige bem, e os motoristas de ônibus são praticamente uma frota de Nigel Mansells. Já vi um motorista enfiar um ônibus numa rua em que eu não passava nem de bicicleta.

- Enquanto os motoristas são prodígios, os ônibus de BH são sucatas. Já vi mais ônibus quebrando em BH do que em todos os outros lugares que já fui na vida.

- Se você for beber em BH, prepare-se para uma experiência única. Os mineiros são bebedores excepcionais, capazes de virar uma noite inteira e beber nela o que você costuma levar meses pra beber. Voltei de lá um novo homem. Umas rodadas de Sueca mineira, Pirâmide e Eu Nunca tomando Itaipava e bebendo cachaça e você saberá o que é beber de verdade.

- Em Minas Gerais você não pode deixar de beber Mate Couro, o refrigerante mais delicioso do mundo.Vale a pena nem que seja só para experimentar. Os mineiros provavelmente vão te fazer o maior alarde sobre um tal de Guarapan, mas não se permita molhar as calcinhas à toa: o Guarapan nada mais é que a versão mineira da Tubaína.

Conclusão
Como todo pumper que se preze, visitei Belo Horizonte durante a Semana Santa, além de outros momentos, e tive alguns dos momentos mais divertidos e prazerosos da minha vida. É uma cidade que sempre terá um cantinho especial no meu coração, e à qual eu fiz um voto de visitar todo ano. Um lugar imperdível!

Um comentário:

Lorraine disse...

Ficou muito legal, eu nunca fui lá :(